domingo, 3 de maio de 2015

Um Dia no CT


No sábado, 02 de maio, o Náutico realizou o primeiro passeio da promoção Um Dia no CT. Vinte e cinco sócios foram contemplados com um tour guiado pelas dependências do Centro de Treinamento Wilson Campos, na Guabiraba. Eu fui um dos sorteados e fiz questão de ir acompanhado pelo filhão.

O passeio começou com a saída da sede do clube, nos Aflitos, às 9 da manhã. O trajeto até o CT foi feito no TimBus, o ônibus oficial do clube. 



Quando chegamos ao Centro de Treinamento, o ônibus passou bem ao lado do campo onde o elenco profissional realizava um treinamento. O ônibus seguiu direto para o hotel, que serve de concentração para elenco profissional e das divisões de base. Lá, fomos recebidos pelo Superintendente do CT, Daniel Hazin, acompanhado do pessoal da Náutico TV, que filmou todo o nosso passeio. Logo na recepção, todos os sócios participantes da promoção ganharam um boné como brinde.


Em seguida, todos seguiram para conhecer a estrutura do hotel. Passamos pelo setor da academia de musculação e vestiários dos atletas. O famoso roupeiro Araponga estava por lá também. Conhecemos a sala onde os números e patrocínios são prensados nas camisas.







Seguindo a programação, fomos ao primeiro andar, onde foram apresentados os quartos dos jogadores e o salão de jogos. Todos quartos duplos, com TV e ar-condicionado. As camas muito bem forradas com lençóis estampados pelo símbolo do clube. Bem bacana.

O salão de jogos estava equipado com mesas de ping-pong, sinuca e totó. Esse foi um dos locais preferidos pelas crianças. Nem precisa perguntar o porquê.
Ainda no primeiro andar, conhecemos a sala onde os dirigentes se reúnem para tratar de diversos assuntos referentes ao elenco, como contratações, entre outros. Lá, o grupo foi apresentado ao vice-presidente executivo operacional, Durval Valença Filho. Depois conhecemos a sala onde fica o departamento responsável por catalogar estatísticas e o desempenho dos atletas.

O próximo local conhecido foi o refeitório dos jogadores, onde um lanchinho estava nos esperando. Lá conhecemos a nutricionista responsável pela alimentação de todo o elenco de profissionais. As cozinheiras já estavam preparando o almoço dos jogadores, que estavam prestes a terminar o treinamento da manhã.



Após o lanche, conhecemos a sala onde ficam armazenadas as gravações dos jogos. Em seguida, fomos os auditório, onde diretores do CT e responsáveis pelo marketing do clube bateram um papo com todos os presentes. Os diretores contaram rapidamente a evolução do CT, desde os tempos em que o terreno era apenas um monte de mato e barro, passando pela dedicação de abnegados até se transformar no que é hoje. Também falaram sobre o custo de manter todo a infra-estrutura, que é bem cara, mas que tem sido integralmente custeada através de repasses mensais de 50% da receita do Conselho do Clube (definido em regimento) e, principalmente, das escolinhas. 


Sobre o hotel, os diretores explicaram que sua conclusão coincidiu com o início da gestão atual. Uma vez que o prédio era novo, faltava mobiliá-lo. O grande desafio desta gestão foi equipá-lo para dar condições de uso, como hoje está. Sobre as escolinhas, foi comentado que elas são uma grande fonte de receita. Hoje a mensalidade é a maior dos três clubes da capital, porém com quantidade de inscritos bem superior. 

Os sócios fizeram diversas perguntas sobre o CT, os planos para futuro e sobre o clube de forma geral. Os diretores contaram que o CT possui um plano diretor com os indicativos do que ainda falta ser construído. Hoje, o CT, além do hotel, conta com cinco campos para treinamento do elenco profissional, das categorias de base e das escolinhas. Ainda estão previstos mais dois campos oficiais e também a construção de uma infraestrutura para lazer dos sócios, como um clube de campo, com piscinas, quadras de tênis e minicampos.

Foi um papo bem proveitoso, tanto que até se estendeu além do previsto, diante de tantas perguntas e da interação geral. A demora além da conta foi até boa, pois alguns jogadores, após o treinamento, apareceram no auditório para nos saudar. Acompanhados por Kuki, chegaram o goleiro Júlio César e os recém-contratados Fabiano Eller e Ronaldo Alves. Neste momento, foram feitos sorteios de brindes e meu filho, inclusive, foi contemplado com uma bola entregue por Fabiano Eller. 

É claro que não faltaria a sessão de fotos no final. 



Após o encerramento, o tour seguiu para a área externa. Fomos caminhando, a partir do hotel, até os campos de treinamento. Pudemos passar por todos e paramos no campo principal, o mais usado pelos profissionais. Foi o momento de pisar no gramado, o mesmo usado na Arena, e também poder bater uma bolinha.


   


   

Esta foi a primeira edição do Um Dia no CT. Outras estão previstas nos próximos meses. Muito além de um simples evento, iniciativas como estas precisam ser realizadas com mais frequência para poder atrair novos sócios e incentivá-los a continuar ajudando o clube. Não se pode depender apenas da boa vontade e da paixão do torcedor ou dos resultados dentro de campo. É preciso uma contrapartida. É preciso poder usufruir do clube. É preciso sentir que o clube lembra de você e proporciona momentos como este, onde abre suas portas para recebê-lo, e onde você possa se sentir em casa.

Tomara que os dirigentes do futebol e do marketing continuem criando iniciativas como esta. Neste dia, pudemos ver senhores, adultos, jovens e crianças todos juntos, vivenciando o Clube Náutico Capibaribe. O futuro do clube depende de cuidar de seu maior patrimônio: sua torcida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário